26 de ago. de 2025
"Se abríssemos as pessoas, encontraríamos paisagens"
Arte
Psicanálise
Clínica
Sobre as imagens que nos povoam - intimamente
Foi Agnès Varda quem disse a frase escolhida para intitular esse primeiro texto do ano. Desde que a ouvi a tenho comigo. Na clínica, dia após dia, vejo o consultório sendo preenchido por essas paisagens individuais. Dou margem e abertura para que ganhem contorno, textura, eco, cheiro, som, silêncio.
Ali, revela-se uma imagem feita de letras. Palavras que bordejam uma vida. Cenário onírico que se mistura com o cotidiano. Paisagem composta de sonhos, desejos, medos, angústias, vislumbres. É essa que me interessa. Essa paisagem interna. Sem nome. Sem tempo. Mas que, paradoxalmente, nomeia e localiza.

Análise e a paisagem de si
Enquanto escrevia esse texto, conheci as obras surrealistas de Gertrude Abercrombie e não podia deixar de usar uma para ilustrar esse texto. Algo me dizia que costuraria com essa escrita. E quando fui pesquisar mais sobre a artista, percebi o motivo. Em suas pinturas, Gertrude deixa brechas para o enigma de paisagens ilusórias. Em um certo momento ela diz que o surrealismo é mesmo para ela, por ser uma pessoa bastante realista e não gostar de tudo o que vê. Então ela sonha que está mudado. Então muda para o jeito que quer. É isso que suas imagens refletem.
Fico pensando então justamente em um processo de análise, este que desvela pouco a pouco uma paisagem de si. Um percurso acontece por meio da palavra. A cada frase, um novo pedaço do cenário interno vai tomando forma. As palavras, as sílabas, as pontuações… elas são os primeiros contornos. Assim, vai sendo possível um passeio. Analista e paciente caminham lado a lado por um cenário próprio. A história se mostra ali diante das paredes do consultório e reflete de volta. Trata-se de uma escrita que também tem esse certo contorno surrealista, já que acomoda o que é e o que não é. Cabem sonhos e realidades. Cabem também diferentes reinvenções. Como Gertrude nomeia, a partir dessas paisagens é possível sonhar uma mudança.